40001016174P1 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
Recent Submissions
-
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e suas contribuições à formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR - Setor Palotina
(2023)Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi instituído pelo Governo Federal no ano de 2007, com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, ... -
Pensamento computacional no ensino fundamental anos iniciais : possibilidades por meio da robótica educacional
(2023)Resumo: O Pensamento Computacional é uma abordagem de ensino que usa técnicas e conceitos provindos da Ciência da Computação e que direcionam para o desenvolvimento de conceitos que auxiliam na resolução de problemas, ... -
A ambientalização curricular em um curso de licenciatura em ciências biológicas : experiências dos professores sob a perspectiva do mundo mais-que-humano
(2023)Resumo: Na Educação Superior, a ambientalização curricular é a garantia de que as questões socioambientais sejam minimamente apresentadas e discutidas durante a formação do profissional. Ela compreende-se como uma transformação ... -
O cálculo mental da adição e subtração na obra lógica do cálculo 2 : fundamentos e estratégias
(2023)Resumo: A expressão cálculo mental se encontra presente em documentos curriculares e em programas de ensino para a escola primária e secundária brasileira, desde o século XIX, podendo apresentar diferentes definições e ... -
Desafios e possibilidades na formação acadêmico/profissional de estudantes surdos em licenciaturas em química, física e matemática
(2023)Resumo: A inclusão é um tema que vem sendo discutido há anos, pois pesquisadores têm apresentado métodos para uma formação com mais equidade. Assim, quando se apresenta a educação do surdo, caminha-se vagarosamente no ... -
A educação em ciências na infância em uma abordagem fenomenológica : um cultivo da flor da vida com a lente merleau-pontyana
(2023)Resumo: Esta dissertação tem como intencionalidade apresentar a Fenomenologia da Corporeidade de Maurice Merleau-Ponty como um possível caminho para valorização das experiências das crianças na Educação em Ciências na ... -
Análise das capacidades cognitivas e dos conteúdos apresentados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
(2023)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar se as questões presentes nas provas do III nível da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica estão adequadas ao nível da capacidade cognitiva de seus ... -
Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
(2023)Resumo: A profissão de docente está ligada a uma complexidade tal como uma necessidade formativa, que não é saciada somente pela formação inicial e demanda uma formação permanente, contínua para atender essa demanda. ...