As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente
Date
2021Author
Hartvig, Alessandra, 1992-
Metadata
Show full item recordSubject
Professores - FormaçãoDivulgação científica
Ciências Ambientais
Ciência - Exposições
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: O objetivo da pesquisa foi a construção e verificação de um instrumento de coleta de dadossobre a Feira de Ciências Regional e seu possível papel na formação continuada dosprofessores(as) envolvidos. A pesquisa usou métodos quantitativos e qualitativos realizadospor meio da coleta dos dados dos inscritos nas edições da Feira de Ciências Regional e ementrevistas semiestruturadas. Partiu-se da realidade das feiras regionais de ciências como basepara a construção do relatório de resultados e a fala dos professores(as) entrevistados.Apresentam-se as vivências dos docentes que contribuem na formação dos professores(as) deforma transversal permitindo que eles vivenciem os cenários sociais educativos formais e nãoformais, promovendo a consolidação e valorização do ensino a partir da capacitação práticados professores(as) com olhares dirigidos às feiras. Através da pesquisa foi possívelidentificar a baixa participação coletiva dos colégios, a participação e busca pela mesma emsua maior parte pelo interesse dos estudantes, os conceitos e a forma com a qual os docentes das escolas veem as feiras. Abstract: The objective of the research was the construction and verification of a data collectioninstrument about the Regional Science Fair and its possible role in the continuing education ofaffected teachers. Quantitative and qualitative methodological research carried out bycollecting data from those registered in the editions of the Regional Science Fair and in semistructuredseparate sections. The reality of regional science fairs was used as the basis for theconstruction of the results report and the speech of the interviewed teachers. The experiencesof teachers who contribute to the training of teachers are presented in a transversal way,allowing them to experience formal and non-formal educational social scenarios, promotingthe consolidation and enhancement of teaching from the practical training of teachers withlooks directed at fairs. Through the research, it is possible to identify a low collectiveparticipation of schools, a participation and search for it, mostly due to the interest ofstudents, the concepts and the way in which the teachers of the schools see the fairs.
Collections
- Dissertações [67]