Relações ser humano e natureza, corporeidade e Educação Ambiental : concepções e práticas pedagógicas de professores(as) de Educação Física
Date
2021Author
Graciotto, Cássia Regina, 1976-
Metadata
Show full item recordSubject
CorporeidadeEducação ambiental
Educação fisica
Ciências Ambientais
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: O presente trabalho surgiu na busca por aproximar a Educação Física da Educação Ambiental, refletindo sobre as relações ser humano e natureza, corporeidade e Educação Ambiental. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo identificar as concepções de Educação Ambiental, corpo e natureza de professores(as) de Educação Física, procurando verificar as possíveis relações existentes entre corporeidade e a Educação Ambiental que permeiam suas práticas pedagógicas. Apoiada na Análise de Conteúdo, envolveu a análise de 53 questionários aplicados a professores(as) de Educação Física atuantes na educação básica no estado do Paraná, de onde emergiram três categorias: Entendimento antropocêntrico do ser humano em relação à natureza; Concepção mecanicista de corpo; Prática pedagógica de Educação Ambiental preservacionista/conservacionista. O que percebemos com o resultado das análises é que prevalece uma visão romântica, naturalista, generalista e utilitarista da natureza, reforçando a dualidade ser humano x natureza e apresentando uma leitura antropocêntrica dessa relação. Identificamos o predomínio de concepções de corpo voltadas para a parte biológica e mecânica, separando corpo e mente numa concepção cartesiana, prevalecendo uma ideia mecanicista na concepção e no tratamento do corpo. Percebemos que esse entendimento antropocêntrico do ser humano em relação a natureza e a visão mecanicista de corpo, resultante dessa desconexão do ser humano com o seu corpo, reflete em suas práticas pedagógicas, que estão relacionadas, predominantemente, à preservação, à conservação, à conscientização e ao cuidado com a natureza, como foi observado pelo predomínio de concepções de Educação Ambiental e práticas pedagógicas conservadoras baseadas em vivências práticas de sensibilização, com foco na educação comportamentalista. Ao final de nossas análises e reflexões compreendemos que a Educação Física na educação básica pode incluir em suas estratégias de ensino práticas de Educação Ambiental que auxiliem seus alunos(as) na compreensão crítica e global do ambiente. Mas, para isso, acreditamos que este(a) professor(a), como formador(a), precisa ressignificar suas perspectivas de corpo e natureza. Esperando contribuir com essa ressignificação construímos o documento intitulado: As relações ser humano e natureza, corporeidade e educação ambiental presentes nas concepções e práticas pedagógicas de professores(as) de educação física. O documento construído parte da crença de que é possível integrar mente, corpo, sociedade e natureza em propostas de Educação Ambiental transformadora. Abstract: This paper presents a research on the approaches between Physical Education and Environmental Education, reflecting on the relations between human being and nature, corporeality and Environmental Education. The survey, qualitative in nature, aimed to identify the conceptions of Environmental Education, body and nature of Physical Education teachers, trying to verify the possible relationships between corporeality and Environmental Education that permeate their teaching practices. Supported by Content Analysis, it involved the analysis of 53 questionnaires applied to Physical Education teachers working in basic education in the state of Paraná, from which three categories emerged: Anthropocentric understanding of the human being in relation to nature; Mechanistic conception of body; Pedagogical practice of preservationist/conservationist Environmental Education. What we realize with the result of the analyses is that a romantic, naturalistic, generalist and utilitarian view of nature prevails, reinforcing the duality human x nature and presenting an anthropocentric reading of this relationship. We identified the predominance of conceptions of the body focused on the biological and mechanical part, separating body and mind in a Cartesian conception, prevailing a mechanistic idea in the conception and treatment of the body. We noticed that this anthropocentric understanding of the human being in relation to nature and the mechanistic view of the body, resulting from this disconnection of the human being with his body, reflects in their pedagogical practices, which are related predominantly to the preservation, conservation, awareness, and care of nature, as observed by the predominance of conceptions of Environmental Education and conservative pedagogical practices based on practical experiences of awareness, with a focus on behaviorist education. At the end of our analyses and reflections we understand that Physical Education in basic education can include in its teaching strategies Environmental Education practices that help its students in the critical and global understanding of the environment. But, for that, we believe that this teacher, as a teacher educator, needs to redefine his/her perspectives of body and nature. Hoping to contribute to this redefinition, we built a document entitled: The relations between human being and nature, corporeality, and environmental education present in the conceptions and pedagogical practices of physical education teachers. The document is based on the belief that it is possible to integrate mind, body, society and nature in proposals for transformative Environmental Education.
Collections
- Dissertações [67]