Educação Física e as atividades corporais
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Date
1997Author
Silva, Alessandra Souza da
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Educação fisicaxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo: O presente estudo monográfico procura identificar valores de práticas corporais que contribuem para o contexto das relações sociais de "meninas de rua", de modo que proporcione a compreensão de sua condição de vida, percebendo-se enquanto cidadã crítica e participativa. Trata-se de uma pesquisa teórica, que busca a fundamentação lógica e argumentativa na coletânea de documentos analisados na área de estudo de crianças e adolescentes em situação de risco. A fundamentação teórica nos permite, portanto, uma reflexão sobre a infância e adolescência nas ruas, o processo de exclusão e suas conseqüências, destacando fatores que auxiliam na identificação de valores da prática de atividades corporais, como: a fimção social da escola "formal", o contexto social da família e a corporeidade, uma percepção necessária. Conclui-se que a percepção da corporeidade, para além do discurso ideológico dominante pode significar, segundo SIEBERT (1994), a percepção da criança e do adolescente enquanto totalidade, que se traduz pelo seu caráter natural, econômico, social e histórico, imerso na qualidade de produto e produtor, em condições materiais concretas determinadas e passíveis de transformação.
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