Análise de dados aplicada à enogastronomia
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Date
2018Author
Lapkouski, Andréia Karolina
Metadata
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Mineração de dados (Computação)Banco de dados
Gastronomia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
TCC Graduação DigitalAbstract
Resumo : Estudo de natureza qualitativa que objetiva realizar uma análise de dados a partir de técnicas estatísticas e mineração de dados, a fim de identificar relações e padrões de ocorrência em uma base de dados Enogastronômica. Visa a concepção de uma base de dados que reúna elementos da Gastronomia e Enologia delimitando-se a pizzarias de Curitiba premiadas nos concursos Bom Gourmet 2018 e Comer&Beber 2017/2018, cuja finalidade é comparar os resultados de 2 (dois) algoritmos de mineração de dados, Apriori e Prism, voltados para a descoberta de padrões a partir de regras de associação e classificação; e, aplicar 2 (dois) métodos estatísticos, Qui-quadrado e Análise de Correspondência Múltipla (ACM), com o propósito de realizar uma análise descritiva da base de dados. Apresenta resultados satisfatórios na execução dos algoritmos de mineração de dados, em que a aplicação do Apriori resulta em regras com grau de interesse (lift) superior a 1,45, apresentando uma correlação positiva entre os atributos, além de compor regras com dois ou mais atributos no consequente; enquanto para o Prism considerou os atributos que possuem uma taxa de acerto inicial de 85,00% entre as instâncias, onde o maior índice de acerto foi na aplicação cujo atributo-meta é o ingrediente molho de tomate com 96,89% .Valida as regras geradas nestas aplicações junto aos especialistas com a finalidade de verificar a ocorrência destas no ato de uma harmonização ou a geração de um novo conhecimento. Revela que na inferência estatística, o teste Qui-quadrado apresenta diferenças estatisticamente significativas em um dos atributos e no ACM é possível explicar o método em 2 (duas) dimensões e visualizar 4 (quatro) agrupamentos distintos. Verifica a existência de relação entre um agrupamento da ACM e as regras do algoritmo Prism. Sugere como trabalhos futuros, a ampliação da base de dados para a realização de uma análise qualitativa dos dados; a concepção de outras bases de dados Enogastronômicas voltadas a demais estilos de Gastronomia; e, a criação de um guia de harmonização a partir dos dados coletados, visando auxiliar a escolha do cliente dos estabelecimentos participantes do estudo.
Collections
- Gestão da Informação [539]