Contribuções da psicomotricidade relacional no desenvolvimento motor de escolares de 6 e 7 Anos
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Date
2002Author
Pinheiro, Karen Martins
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Capacidade motora em criançasPsicologia do movimento
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Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Psicomotricidade Relacional para o meio acadêmico através do trabalho desenvolvido em duas escolas de Curitiba, de março a dezembro de 2002. Sabendo que a aprendizagem somente pode acontecer de forma tranqüila se a criança estiver preparada e relativamente pronta (dentro de sua individualidade) para receber o conhecimento; e que as experiências motoras, cognitivas, sociais e afetivas da criança interferem significativamente em seu desenvolvimento, a Psicomotricidade Relacional através do ambiente que oferece a criança, favorece sua livre expressão; tornando possível que o Psicomotricista Relacional intervenha de diversas formas para contribuir no desenvolvimento e nas necessidades de cada criança. Foi utilizado o método descritivo da observação participativa para verificar a aplicabilidade e as contribuições desse novo método no desenvolvimento geral de crianças na faixa etária de 6 a 7 anos. Percebendo a necessidade e em alguns casos, a carência de experiências corporais, sociais, cognitivas e afetivas de algumas crianças; evidencio neste trabalho, o processo de todas com as quais trabalhei nesse ano e procuro demonstrar a aplicabilidade e algumas contribuições deste novo método. Muitas crianças puderam fortalecer sua identidade, potencializar sua criatividade, integrar-se melhor ao grupo que pertencem, expressar seus sentimentos, resgatar o desejo de "desejar aprender", entre outros aspectos que são expostos no desenrolar deste trabalho.
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