• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação Física (Curitiba)
    • Licenciatura
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação Física (Curitiba)
    • Licenciatura
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Contribuções da psicomotricidade relacional no desenvolvimento motor de escolares de 6 e 7 Anos

    Thumbnail
    View/Open
    KAREN MARTINS PINHEIRO.pdf (868.4Kb)
    Date
    2002
    Author
    Pinheiro, Karen Martins
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Capacidade motora em crianças
    Psicologia do movimento
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Psicomotricidade Relacional para o meio acadêmico através do trabalho desenvolvido em duas escolas de Curitiba, de março a dezembro de 2002. Sabendo que a aprendizagem somente pode acontecer de forma tranqüila se a criança estiver preparada e relativamente pronta (dentro de sua individualidade) para receber o conhecimento; e que as experiências motoras, cognitivas, sociais e afetivas da criança interferem significativamente em seu desenvolvimento, a Psicomotricidade Relacional através do ambiente que oferece a criança, favorece sua livre expressão; tornando possível que o Psicomotricista Relacional intervenha de diversas formas para contribuir no desenvolvimento e nas necessidades de cada criança. Foi utilizado o método descritivo da observação participativa para verificar a aplicabilidade e as contribuições desse novo método no desenvolvimento geral de crianças na faixa etária de 6 a 7 anos. Percebendo a necessidade e em alguns casos, a carência de experiências corporais, sociais, cognitivas e afetivas de algumas crianças; evidencio neste trabalho, o processo de todas com as quais trabalhei nesse ano e procuro demonstrar a aplicabilidade e algumas contribuições deste novo método. Muitas crianças puderam fortalecer sua identidade, potencializar sua criatividade, integrar-se melhor ao grupo que pertencem, expressar seus sentimentos, resgatar o desejo de "desejar aprender", entre outros aspectos que são expostos no desenrolar deste trabalho.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/57046
    Collections
    • Licenciatura [1083]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV