A hipótese neuromuscular de prática mental
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Date
1999Author
Poleza, Regina Célia
Metadata
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Capacidade motoraxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo: A prática mental constitui-se em um procedimento que tem recebido muita atenção por parte de autores devido à sua ampla aplicabilidade na área de Educação Física. O presente trabalho apresentou conceitos, estudos e hipóteses explicativas de prática mental, enfocando a hipótese neuromuscular de prática mental proposta por JACOBSON (1932). Este autor propôs que a prática mental influencia a aprendizagem e o desempenho de habilidades motoras pelo fato que durante a imaginação mental ocorrem inervações ou contrações mínimas, porém reais, na musculatura envolvida no movimento propriamente dito. Para isto, posicionou eletrodos no braço direito dos sujeitos^ que imaginavam-se executar uma flexão deste braço. Posteriormente, outros experimentos obtiveram conclusões diferentes das apresentadas e, por esta ser uma das hipóteses explicativas pioneiras, autores como FELTZ & LANDERS (1983) e RICHARDSON (1967b) analisaram e questionaram os procedimentos e conclusões desta hipótese. Este trabalho objetivou discutir os efeitos da hipótese neuromuscular sobre a aprendizagem de habilidades motoras, além de analisar materiais bibliográficos recentes relativos à mesma, como os acima citados. A fundamentação teórica e prática da hipótese neuromuscular de prática mental foi considerada válida, porém, muito específica e limitada. Por fim, apresentaram-se algumas sugestões para futuros estudos a respeito deste tema.
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