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    Análise da legibilidade de anúncios comerciais do setor especial da avenida Presidente Wenceslau Braz (SE-WB) em Curitiba : uma contribuição da gestão da informaçao apoiada pelos conceitos de design e ergonomia

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    ANA-CLAUDIA-GELENSKI.pdf (2.814Mb)
    Date
    2010
    Author
    Gelenski, Ana Claudia
    Metadata
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    Subject
    Anuncios - Ruas - Curitiba (PR)
    Propaganda - Ruas - Curitiba (PR)
    Gerenciamento da informação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    TCC Graduação Digital
    Abstract
    Resumo: A legibilidade da informação é um fator crucial para que a mensagem divulgada em um anúncio seja apreendida pelo leitor e não faça deste mais um representante da poluição visual urbana. Os municípios criaram e aprovaram leis para tentar minimizar os efeitos da poluição visual. Em consonância, a composição de anúncios com mensagens focadas auxilia no entendimento do conteúdo. Para isso este trabalho busca analisar a legibilidade de anúncios comerciais presentes em um trecho do Setor Especial da Avenida Presidente Wenceslau Braz – SE- WB em Curitiba. O instrumento de pesquisa coletou a opinião de pessoas que trafegam na Avenida a respeito da legibilidade e da poluição visual por meio de entrevista, e propiciou o ordenamento de nove anúncios coletados na Avenida pela utilização do Método Q. Participaram desta pesquisa 30 respondentes e se destaca com a entrevista o perfil dos respondentes sendo em sua maioria transeuntes (63%), jovens entre 21 e 35 anos (57%), do sexo feminino (70%) e com escolaridade do 3º grau incompleto (37%). O resultado da avaliação dos critérios de legibilidade ressalta a importância da composição de anúncios com mensagens claras e precisas que proporcionem a interpretação correta e o entendimento do anúncio. A avaliação dos quesitos de poluição visual destaca a falta de divulgação da legislação vigente de Curitiba sobre a poluição visual focalizando a dificuldade de identificação dos efeitos maléficos causados por esta para a população da cidade. O ordenamento do Método Q ressalta que o anúncio 6 que apresenta a divulgação de um shopping da cidade de Curitiba, utiliza o elemento imagem complementando o texto veiculado, além de ter a composição visual harmoniosa em relação à utilização de cores, disposição do texto, tamanho das fontes e utilização de figuras. Este anúncio é considerado o mais agradável e ordenado para os respondentes. Em contrapartida o anúncio 1 relacionado a um serviço de atendimento médico é considerado o menos ordenado, devido a combinação de cores utilizada que dificulta a leitura do conteúdo, confundindo o texto com a foto de fundo. Com isso, a gestão da informação pautada no Design e na Ergonomia auxilia na composição de mensagens mais focalizadas e com elementos que a facilitam a legibilidade da informação e minimiza a quantidade de anúncios sem propósito.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48073
    Collections
    • Gestão da Informação [484]

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