• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A inteligência de negócios como fonte de vantagem competitiva em micro e pequenas empresas presentes em espaços de coworking em Curitiba

    Thumbnail
    View/Open
    DENIS-DA-SILVA-JUNIOR.pdf (1.496Mb)
    Date
    2016
    Author
    Silva Junior, Dênis da
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Pequenas e médias empresas - Concorrência
    Pequenas e médias empresas - Curitiba (PR)
    Gestão de negocios
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    TCC Graduação Digital
    Abstract
    Resumo: O presente estudo contempla a área de inteligência de negócios e vantagem competitiva, bem como micro e pequenas empresas. Objetiva-se identificar a inteligência de negócios como fonte de vantagem competitiva em micro e pequenas empresas na cidade de Curitiba, Paraná em uma amostra de organizações presentes em espaços de coworking. Para alcançar este objetivo foi feito o uso do método de pesquisa exploratória e análise do referencial teórico no campo de Administração e Tecnologia da Informação, bem como a aplicação de um questionário. Na análise do referencial teórico foram expostos os conceitos da origem da Inteligência de Negócios, Data Warehouse, Online Analytical Processing, análise, vantagem competitiva e micro e pequenas empresas. Com a execução dos métodos e aplicação do questionário, foram obtidos resultados acerca das micro e pequenas empresas presentes em espaços de coworking. Resultados os quais expressaram que micro e pequenas empresas possuem limitações tecnológicas, um processo de tomada de decisão não programado, onde a informação é considerada um ativo pelas organizações de pequeno porte, tanto como fonte de otimização dos seus processos internos, quanto recurso necessário para o desenvolvimento de serviços ou produtos. Por fim, foi possível identificar na amostra que responsáveis por micro e pequenas empresas acreditam que a inteligência de negócios pode gerar vantagem competitiva
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/45548
    Collections
    • Gestão da Informação [484]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV