40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
Recent Submissions
-
Vantagem competitiva das plataformas de equity crowdfunding : estudo à luz da teoria da organização industrial e das capacidades dinâmicas
(2023)Resumo: A tese tem como objetivo desenvolver uma estrutura de variáveis que se relacionam a vantagem competitiva na captação de recursos financeiros pelas plataformas de equity crowdfunding. Para isso, foi utilizada a ... -
Práticas de gestão sustentável de pessoas em empresas no setor de cosméticos : uma abordagem multidimensional
(2023)Resumo: A importância do debate acerca do papel das empresas na sustentabilidade tem se ampliado ao longo do tempo. Neste contexto, a Sustentabilidade Corporativa surge como uma forma das empresas contribuírem, dentro de ... -
A prática da colaboração para criação de skins em mobas para mobile games : um estudo sobre os efeiros da percepção do uso de cobranding no apego e imersão mediados pela motivação hedônica
(2023)Resumo: O presente projeto tem como objetivo verificar os efeitos da utilização do cobranding na imersão e no apego de jogadores de jogos MOBA (Massive Online Battle Arena) para dispositivos móveis - mobile games, e analisar ... -
A influência da cocriação no processo de transferência tecnológica em um ICT
(2023)Resumo: A cocriação é uma abordagem que tem ganho destaque nos últimos anos, ela prioriza a criação de valor conjunta entre diferentes envolvidos. A cocriação pode ocorrer de diversas formas, entre diversos atores e em ... -
A hipocrisia do consumidor no relacionamento com as marcas
(2023)Resumo: O objetivo do estudo foi compreender a hipocrisia do consumidor no relacionamento com marcas. Essa hipocrisia foi investigada pelo julgamento de terceiros, que analisaram no primeiro experimento se determinadas ... -
O efeito mediador da comunicação integrada de marketing na relação entre a orientação para o cliente e o desempenho financeiro
(2023)Resumo: As pequenas e médias empresas brasileiras de serviços passaram recentemente por situações muito difíceis do ponto de vista financeiro, pelo fato de os recentes anos de 2020 e 2021 terem sido marcados por fortes ... -
Capacidades relacionais estabelecidas na economia circular : o caso de uma cooperação interorganizacional na área de mineração
(2023)Resumo: As capacidades relacionais (CR) emergem da aprendizagem contínua intra e interorganizacional e se estabelecem na ausência das habilidades e instrumentos das empresas provenientes de qualquer setor e/ou propósito ... -
O movimento da produção de sentidos das organizações produtoras de vacinas no contexto populista brasileiro
(2023)Resumo: A pandemia de Covid-19 evidenciou a presença das grandes narrativas na realidade brasileira. Caracterizadas pelo negacionismo científico e pelo movimento antivacina, as grandes narrativas encontraram solo fértil ... -
Estudo de caso sobre a relação da integração da sustentabilidade corporativa com o posicionamento competitivo de uma organização privada
(2023)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo descrever o relacionamento da integração da sustentabilidade em meio corporativo com o posicionamento competitivo, uma estratégia de marketing operacionalizada através dos ... -
Estruturas normativas e currículo oculto : a prática do desenvolvimento sustentável em universidades brasileiras
(2023)Resumo: As universidades têm tomado iniciativas no que concerne o Desenvolvimento Sustentável (DS). A normalização das atividades institucionais e do direcionamento de suas estruturas normativas, como planejamentos ... -
Emoções, identidade & poder : um estudo sobre mulheres em organizações da política brasileira
(2023)Resumo: Esta tese teve por objetivo analisar a forma como as emoções, a identidade e o poder se entrelaçam à atuação de mulheres em organizações da política brasileira. Assim, de maneira a alicerçar as discussões propostas, ... -
O efeito mediador da orientação para o mercado externo na relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador de pequenas e médias empresas
(2023)Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a orientação para o mercado externo como um mecanismo organizacional que potencializa a relação entre as capacidades de inovação e o desempenho exportador de pequenas e médias ... -
Quando as cortinas se abrem : lógicas institucionais e o desenvolvimento da prática do teatro no grupo Art&Vida
(2022)Resumo: Este estudo buscou compreender como uma organização cultural do Rio Grande do Sul desenvolve a prática do teatro a partir da enculturação dos elementos institucionais. Para tanto, utilizei um estudo de caso no ... -
Work passion, identidade e ambivalência emocional : a paixão pelo trabalho docente de professores de administração no Brasil
(2023)Resumo: Work passion é uma intensa inclinação à realização de uma atividade que o indivíduo gosta, julga importante, investe tempo e energia, e que é internalizada em sua identidade. Esta tese partiu do gap teórico acerca ... -
As emoções vivenciadas por docentes de IES públicas e privadas no contexto da pandemia de covid-19 relacionadas as novas tecnologias de ensino e ao espaço e tempo de trabalho
(2023)Resumo: A presente pesquisa visa compreender as emoções vivenciadas por docentes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas no contexto da pandemia de Covid-19, da passagem para o trabalho remoto até o retorno ... -
O efeito do uso de dashboards de marketing no desempenho de marketing quando mediado pelo uso de informação de mercado
(2021)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar qual efeito o uso de dashboards de marketing tem no desempenho de marketing quando mediado pelo uso de informação de mercado. A pesquisa foi aplicada em empresas ... -
Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
(2016)Resumo: Esta tese analisou como ocorreu o processo de desenvolvimento das capacidades dinâmicas a partir da influência das lógicas institucionais sobre a decisão (seize) e a ação (reconfiguração) dos gestores de uma ... -
O impacto da qualidade percebida e da autocongruência com a marca na lealdade dos alunos de instituições de ensino superior
(2011)Resumo: O presente estudo tem por objetivo principal analisar a importância da qualidade percebida e da autocongruência com a marca como antecedentes da lealdade dos alunos de duas instituições de ensino superior da cidade ... -
Capacidades dinâmicas e transformação digital durante a pandemia da Covid-19 : um estudo de caso em uma organização do setor náutico
(2022)Resumo: A teoria das capacidades dinâmicas busca fornecer a compreensão de como as organizações criam e renovam seus recursos e competências para que conquistem e sustentem vantagem competitiva. Esta teoria tem sido utilizada ... -
"Cliente satisfeito sempre tem razão... em continuar cliente" : a interação da valência dos relacionamentos comerciais e autoconfiança da satisfação sobre as decisões de continuar cliente
(2016)Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar como o foco em memórias de valências diferentes (positivas ou negativas) influencia a autoconfiança sobre as avaliações de satisfação antes de decisões de consumo. Ao atender ...